ESCOLAS MAIS PREMIADAS EM RECENTE CONCURSO DE REDAÇÃO RETROCEDEM NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

A escolas do Campo(Zona Rural) “Arminda Rosa de Mesquita” e “Maria Bárbara Sucena”, receberam hoje a notícia de que sua metodologia de ensino será alterada. A partir do ano de 2019, as referidas unidades funcionarão no sistema de salas multisseriadas, onde a qualidade de ensino, não pela competência do Professor, tende a se tornar ínfima, diante do modelo seriado.
As classes multisseriadas ocorrem em regiões — notadamente as rurais — onde a escassez de professores, alunos ou recursos inviabiliza a existência de uma escola moderna típica, com alunos distribuídos por classes conforme a idade e atendidos por um ou mais professores específicos.
O tipo de ensino proporcionado pelas classes , têm sido, ao longo da história considerado distante do ideal, sendo atualmente alvo de várias abordagens teóricas e práticas que tentam levantar os problemas deste sistema tanto do ponto de vista do aluno, quanto do professor, visando encontrar alternativas ou rotas de melhorias em relação a este formato.
Vale ressaltar que as Escolas ora prejudicadas pela decisão unilateral da Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Machado, foram recentemente premiadas em concurso realizado pelo SENAR-GO, onde de 11 prêmios de primeiro lugar, 2 foram para a Bárbara Sucena (Cisterna) e 5 para a Arminda Rosa (São Domigos).
Pais de alunos de ambas as escolas já se manifestaram contrários às medidas, alegando até mesmo em retirar seus filhos das escolas, o que causaria transtornos ainda maiores!